EMAGRECIMENTO: PESO DOS MUSCULOS X PESO DA GORDURA

Uma dúvida frequente dos nossos alunos é na diferença existente entre o peso da gordura e o peso dos músculos e a sua relação com o emagrecimento. Nesse caso a pergunta mais clássica é, o que devo fazer? Apenas aeróbio, somente musculação, ou combino os dois tipos de treinamento? Claro que um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Porém, quando comparamos músculos e gordura chegamos a seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto que a gordura, mais denso, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de musculo, porque sua estrutura se parece com uma esponja. Por desconhecerem essa informação, algumas pessoas que estão acima do peso não percebem o quanto serão diferentes perdendo 5kg. Elas olham para um saco de arroz e pensam que perder essa quantidade de peso não fará nenhuma diferença. No entanto, 5kg de gordura ocupam muito mais espaço do que 5kg de arroz. Perdendo 5kg essas pessoas provavelmente trocariam alguns números de roupas e se sentiriam melhor consigo mesmas. Em contrapartida, o peso do músculo é bem compactado. Um quilo de músculo não ocupa muito espaço. Algumas pessoas que precisam perder grande quantidade de peso são relutantes em fazer musculação, pois acreditam que não vão perder medidas dessa forma. Para os que estão na situação que citamos, sugerimos que comecem a fazer musculação imediatamente. Provavelmente o processo de perder peso será um pouco mais lento, pois no inicio desse processo, quando estamos diante de uma pessoa sedentária, qualquer treinamento de musculação resultará num aumento da quantidade de músculos no nosso corpo, consequentemente aumentando o peso na balança ao invés de diminuir, porém a gordura será substituída por músculos, melhorando muito seu visual e autoestima. Mesmo antes de atingir a definição muscular a diferença na postura será visível. Outro fator importante a ser lembrado é que o músculo não se desenvolve do dia para a anoite, então para que esperar perder 15kg de gordura antes de começar a ganhar músculos? O processo será muito mais demorado e a flacidez na pele será bem visível, o que esteticamente não é muito legal. Portanto podemos dizer que o peso não é um fator que pode ser usado para definir se uma pessoa esta em forma ou não, o ideal é se apegar a diminuição de medidas, melhor postura, mudança visual. Duas pessoas da mesma altura e com o mesmo peso podem ser totalmente diferentes esteticamente, já que uma pode ter alto índice de gordura corporal e a outra uma grande quantidade de massa muscular. Para tirar todas as suas dúvidas, sugiro procurar seu professor e antes de iniciar o programa de treinamento agende uma avaliação física. Fique por dentro dos resultados da sua composição corporal atual, e, em cima desses resultados programe sua rotina de treinamento. Cumpra toda sua rotina programada e após aproximadamente 90 dias de treinos realize a mesma avaliação física e compare os resultados para saber qual foi sua evolução.

Por Professor Especialista Rodrigo Alves Ramalho / @rodrigo_rr84

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