O PAPEL DA MUSCULAÇÃO NO EMAGRECIMENTO

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda na porcentagem de gordura, há também um aumento da quantidade de massa magra, podendo assim não apresentar uma perda de peso visível nos números da balança. O emagrecimento saudável não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a quantidade de massa magra e diminuir a de gordura, que é o real papel da musculação. Afinal, você prefere perder peso na balança ficar flácido, fraco e com má postura, ou perder peso enrijecendo a musculatura, evoluindo assim para um corpo mais bonito, saudável, forte e atraente?

 

Estudos asseguram e a pratica comprova que a musculação acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogenese, que é a utilização da gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois que a atividade física termina. Em relação ao gasto calórico numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal. Após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e ate 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. Vimos que a musculação aumenta a massa magra, essa massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico. Para se ter ideia, 1kg a mais de músculos consome 15kcal extras por dia. A longo prazo se você conseguir ganha 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2kg a 3kg de gorduras em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido. Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura.

Mais alguns benefícios da musculação

AUMENTO DA TAXA METABÓLICA BASAL;

AUMENTO DO GASTO CALÓRICO;

AUMENTO DA MASSA MAGRA E CONSEQUENTEMENTE MAIOR GASTO DE ENERGIA;

AUMENTO DA ADRENALINA E HORMÔNIO DE CRESCIMENTO: MOBILIZAÇÃO DAS CÉLULAS DE GORDURA.

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