Treinamento rápido intenso e eficaz: Saiba tudo sobre o HIIT

Muitas pessoas alegam não ter tempo suficiente para pratica regular de exercícios ou que praticar musculação, caminhada ou corrida são monótonos. Porém, entre os vários treinamentos disponíveis, um deles está sendo reconhecido por ser mais eficiente na obtenção de resultados, mais dinâmico e com duração menor: HIIT – High IntensityInterval Training (Treinamento em Intervalos de Alta Intensidade). Ele tem sido visto como um excelente método para melhora de composição corporal, da capacidade cardiorrespiratória e da saúde.

Um intervalo de exercícios de alta intensidade (1 a 2 minutos, por exemplo) é seguido por um período de recuperação de baixa intensidade (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo). No HIIT o importante é aumentar a intensidade do treinamento, aumentando assim a frequência cardíaca e adiantar a fadiga muscular respiratória. Em função disso, o treino ficará mais curto e dinâmico. Aliás, é exatamente essa fadiga que faz com que o HIIT seja mais eficiente que treinos longos de corrida, pois a ativação metabólica e hormonal é mais elevada nas horas seguintes ao exercício. Isto se chama EPOC – “excess post exerciseoxygenconsumption” ou, traduzindo para o português “consumo excessivo de oxigênio após o exercício.” Há maior queima de gordura em 24 horas, com possibilidade de manter a massa magra com menos tempo de exercício. Compare fisicamente um corredor de 100 metros rasos e um de 40 quilômetros. O primeiro tende a ser mais forte e o segundo mais magro. Lembre-se que massa magra será muito importante para envelhecer com saúde e dignidade. O HIIT demora cerca de 20 a 30 minutos, no máximo, e não requer nenhum equipamento especial.

Consulte um cardiologista antes de iniciar seu treinamento e procure um educador físico para orientá-lo. Bom treino!

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